O projeto, "Escola Limpa e Conservação do Patrimônio Público", está sendo trabalhado desde a educação infantil até o 9° ano do Ensino Fundamental. Um dos destaques desse projeto é que a turma que conservar a sala mais limpa, bem como fiscalizar a Unidade Escolar, ganhará uma viajem para o cinema em Palmas.
JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado de análise,
discussão e reflexão da realidade. É nesse espaço que está sendo formados
“cidadãos conscientes”, que venham a contribuir para o desenvolvimento da
comunidade nos vários setores. Assim, é essencial que seja vinculado projetos
que trabalhem as questões sociais e ambientais dentro da Unidade Escolar, para
que o aluno analise, discuta e reflita sobre o que deve ser melhorado, não só
no ambiente escolar mas na comunidade geral.
Nos últimos anos as escolas públicas vêm
enfrentando vários problemas, e um deles é a falta de cuidado com o patrimônio
publico escolar. Para solucionar esse problema é dever da escola resgatar a
valorização a conscientização dos alunos quanto a importância da mesma e como é
bom viver em um ambiente limpo.
Esse descaso dos alunos com o Patrimônio Público é
devido à falta de informação quanto aos custos para a construção e mantimento
do mesmo. Os alunos acham que a escola é apenas responsabilidade do governo,
não tratando a mesma como seu espaço para educação, ética e compromisso de ser
cidadão.
Dessa forma, temos que fazer com que o aluno
perceba que a Escola como um Patrimônio Público, é de responsabilidade de todos
e deve ser preservada, defendida e protegida, visando um ambiente mais propicio
a educação de crianças e adolescentes.
Segundo Amaury Meller Filho, "O
patrimônio compõe a identidade e a imagem da escola e, por isso, ele precisa
estar sempre em ordem, sob pena de colocar em risco a segurança das pessoas e o
projeto pedagógico".
OBJETIVO GERAL:
- Promover a conscientização
de toda comunidade escolar, quanto a valorização, conservação e
preservação da Unidade Escolar, bem como da comunidade em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver momentos de
reflexão sobre a responsabilidade de conservação do Patrimônio Público;
- Incentivar a conservação de
todos os materiais da escola: carteiras, cadeiras, portas, ventiladores,
copos, pratos, colheres e materiais da biblioteca.
- Reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se como parte dele,
compreendendo que o lugar determina aspectos importantes da vida.
- Adotar uma atitude
responsável em relação às questões ambientais na escola e ou na
comunidade.
- Mobilizar a comunidade escolar a manter a integralidade física e cultural da escola, levando os integrantes a legitimar seu papel na comunidade.
OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS:
·
Jogar lixo no lixo.
·
Deixar as carteiras e
materiais organizados.
·
Manter carteiras, chão
e paredes limpas.
·
Preservar os trabalhos
expostos pelos colegas.
·
Respeitar a natureza
·
Separar o lixo que
pode ser reciclado.
·
Confeccionar faixas e
cartazes alusivos à campanha de limpeza.
PERÍODO DE
REALIZAÇÃO:
·
Fevereiro a dezembro de 2013.
RESPONSÁVEIS:
·
Toda Comunidade Escolar.
PARCEIROS:
·
Secretaria Municipal de Educação
e Cultura
·
Secretaria Municipal de Saúde
·
Secretaria Municipal do Meio
Ambiente
·
Secretaria de Transporte e Obras
·
Secretaria da Juventude
METODOLOGIA
- Nomear semanalmente ou mensalmente monitores
de sala e do recreio para “fiscalizar”, conversar e ajudar os colegas e
não deixar vasilhas espalhadas aos arredores da escola, não sujar paredes,
não quebrar materiais e plantas da escola.
- A turma campeã ganhará prêmios. Ex: Ir ao
cinema, bombons e etc.
Ø HISTÓRIA
·
Resgate
da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos
(arquitetônicos, estrutural e visual) bem como do município de Aparecida do rio
Negro.
Ø ESTRATÉGIAS
·
Pesquisas
sobre a escola, criação e funcionamento;
·
Pesquisa
sobre o Município de Aparecida do Rio negro.
·
Entrevistas
com ex-alunos e moradores mais antigos do município.
·
Observações
das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos,
documentos, etc.
·
Observação
das alterações no município de Aparecida do Rio Negro.
Ø GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
- Localização da escola, da
cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
Ø ESTRATÉGIAS
- Mapeamento e construção de
Maquetes.
- Pesquisas sobre a
localização da escola.
OBS: O professor pode pedir ao
aluno para fazer um mapa da sua rua, do seu setor, do setor da escola, e se for
um aluno da fazenda pode pedir para fazer sobre o caminho da escola até sua
casa.
Ø CIÊNCIAS
·
As
conseqüências da falta de higiene na saúde;
·
Conservação
do ambiente escolar.
·
Problemas
causados pelo lixo.
·
Problemas
da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
·
Reciclagem;
·
Meio
ambiente.
Ø ESTRATÉGIAS
- Pesquisas;
- Coleta de material;
- Reciclagem de papel e
confecção de objetos.
Ø LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
·
Rimas com
palavras relacionadas com a limpeza;
·
Poesias,
redações, textos e músicas;
·
Reprodução
de temas de linguagem escrita para o visual;
·
Frases de
conscientização;
·
Teatro.
Ø ESTRATÉGIAS
·
Montagens
de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
·
Confecção
de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da
escola.
Ø EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
·
Artes com
papel reciclado;
·
Teatro;
·
Paródias;
·
Cartazes;
·
Fazer
produtos com material reciclado.
Ø ESTRATÉGIAS
·
Desenvolvimento,
em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
·
Montagem
de uma peça teatral referente ao tema;
·
Oficinas
sobre manuseio e confecção de produtos com material reciclado.
Ø MATEMÁTICA
·
Problemas
sobre a produção de lixo, área da escola;
·
Gráficos;
·
Planificação
de sólidos;
·
Problemas
envolvendo os custos com materiais para a escala.
Ø ESTRATÉGIAS
·
Elaboração
de problemas referentes a decomposição de materiais;
·
Montagem
de gráficos sobre a pontuação das classes;
·
Montagem
de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da
separação seletiva do lixo.
Ø EDUCAÇÃO FÍSICA
- Gincana da preservação
"O ambiente é o que conta".
Ø ESTRATÉGIAS
- Campanhas de material de
limpeza;
- Campanhas de alimento não
perecíveis;
- Provas competitivas
(relativas ao tema ou não);
- Montagens de cartazes para
anotação de pontuação.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃO DE
MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
·
Questionários
·
Cartazes
·
Maquetes
e desenhos
·
Planta do
Prédio
·
Exposição
dos trabalhos feitos
·
Palestras
distribuição de folhetos
·
Campanhas
educativas e preventivas
·
Relatórios
·
Redações,
textos, filmes
·
Atividades
físicas específicas
·
Reprodução
de temas
AVALIAÇÃO
Após a execução das atividades de limpeza e conservação da escola todos os participantes se avaliarão numa reunião coletiva.
Após a execução das atividades de limpeza e conservação da escola todos os participantes se avaliarão numa reunião coletiva.
A avaliação dos alunos será medida pela mudança
comportamental dos mesmos.
Onde:
- as
serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo
com o grau de limpeza e organização;
- será feito
um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto
avaliação;
- observaremos
a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
Obs: Cada envolvido deve entregar relatórios e
evidências para ser anexado ao projeto.
CULMINÃNCIA:
·
Mutirão da limpeza
·
Definir data da Culminância: final de cada bimestre.
Obrigado, me ajudou .
ResponderExcluirAdorei essa ideia vou adequa-la a minha escola.
ResponderExcluirShow de bola, vou fazer pequenas mudanças e adequar na escola que trabalho no interior da Paraíba, Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirAdorei a iniciativa e o estilo do projeto. Estamos fazendo algo parecido aqui na nossa escola, em Mogi Mirim/SP. Podemos utilizar seu projeto como inspiração? Parabéns à equipe responsável!
ResponderExcluirNelise.
Fico muito feliz por vocês terem gostado do projeto. Fica a total liberação para a utilização dos mesmos.
ResponderExcluiradorei seu projeto, vou tentar fazer na minha escola, zona sul de São Paulo. E uma muito difícil e tem muita depredações...felicidades!!!
ResponderExcluirAdorei o Projeto. Vou adequar a realidade da minha escola e implantar o Projeto. Obrigada.
ResponderExcluirParabéns!
Parabéns! Adorei o Projeto. Vamos implantar na nossa escola (Escola Estadual Cônego Teotônio Ribeiro Penedo/AL)
ResponderExcluirMuito bom seu projeto PARABÉNS!Vou colocar em um projeto meu de um curso mas irei implementar com a inclusão aos professores que acham que os funcionários ainda são subalternos a ele e não conserva sua sala, principalmente em aulas de artes na escolas. multiseriado
ResponderExcluirMuito bom seu projeto PARABÉNS!Vou colocar em um projeto meu de um curso mas irei implementar com a inclusão aos professores que acham que os funcionários ainda são subalternos a ele e não conserva sua sala, principalmente em aulas de artes na escolas. multiseriado
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Muito legal. Vou tentar adequá-lo à nossa realidade.
ResponderExcluirparabens pelo projeto!
ResponderExcluirvou adequa-lo a realidade da escola,a qual eu trabalho.
O Projeto ficou belíssimo. Posso adequá-lo para a escola onde trabalho?
ResponderExcluirProjeto bem elaborado. Me ajudou bastante. Parabéns
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