quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CONHECENDO O IDEB DA NOSSA ESCOLA.

 

IDEB

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Inep, (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar (ingresso tardio, repetência e abandono) e médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetência e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação.

Agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação. O IDEBtambém é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

IDEB OBSERVADO DA ESCOLA MUNICIPAL LUZA MACHADO DE MIRANDA: 5° ANO.

 

2007: 4,4

2009: 4,4

2011: 4,3

 

METAS PROJETADAS:

 

2007: 3,2

2009: 3,5

2011: 4,0

2013: 4,2

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário