IDEB
O
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Inep, (Instituto
Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2007 e
representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos
igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar (ingresso
tardio, repetência e abandono) e médias de desempenho nas avaliações.
Ele
é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no
desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no
teste e quanto menos repetência e desistências ela registrar, melhor será a sua
classificação.
Agrega
ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a
possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem
traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado
a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias
de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e
para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Com
o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da
educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores
os resultados mais importantes da educação. O IDEBtambém é importante por ser
condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta
para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento
da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 –
média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos
países desenvolvidos.
IDEB OBSERVADO DA ESCOLA MUNICIPAL LUZA
MACHADO DE MIRANDA: 5° ANO.
2007: 4,4
2009: 4,4
2011: 4,3
METAS PROJETADAS:
2007: 3,2
2009: 3,5
2011: 4,0
2013: 4,2
Nenhum comentário:
Postar um comentário