segunda-feira, 20 de maio de 2013

PROJETO SEMANA DO MUNICIPIO


INTRODUÇÃO
O dia 01 de junho é uma data marcante e uma conquista do povo aparecidense, pois é comemorado o dia do município aonde o distrito de Aparecida do Rio Negro foi elevado a categoria de município. Por isso a importância de se trabalhar nos alunos essa consciência, e o amor a Pátria. A semana do município é sempre momento de emoção e reflexão. Começamos a nos tornar uma nação independente, marco histórico de uma luta iniciada bem antes e que continua até hoje. Homenagem à Pátria Amada é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade, cada um de nós faz parte desta Pátria Amada. É importante que a escola cuide para aproximar o aluno do significado dessa data. Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as intenções de cada uma das atividades promovidas junto aos alunos. A criança deve entender que nós somos aparecidenses. Podemos expressar nosso amor a Pátria preservando o que o nosso município tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar, ... Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.

JUSTIFICATIVA

É preciso trabalharmos a Semana do município com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento da nossa cidade, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta por Aparecida do Rio Negro - TO.

OBJETIVO GERAL:

  • Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos municipais;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
  • Incentivar o amor à Pátria;
  • Cantar e interpretar o Hino de Aparecida;
  • Conhecer e localizar tanto a zona urbana como a rural, isso utilizando o mapa de Aparecida ou conversando com pessoas que conheçam o território.
  • Conhecer as diversidades naturais e culturais de Aparecida do Rio Negro;
  • Fazer um estudo sobre a vida política de Aparecida do Rio Negro – To;
  • Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

·       Maio a Junho: de 20 de maio a 03 de Junho.

RESPONSÁVEIS:

·       Toda Comunidade Escolar.

PARCEIROS:

·       Secretaria Municipal de Educação e Cultura

·       Secretaria da Juventude

.        Coordenadora de cultura

HISTÓRICO DE APARECIDA:

O município de aparecida do Rio Negro está localizado na Mesorregião Oriental do Tocantins, integrante da 7º Região Administrativa do Estado.

O conhecido povoado de Meira Matos, do município de Tocantins, localizado na região centro geográfico do Estado teve seu início de povoação em março de 1965, quando um grupo de agricultores e criadores, Antônio Maciel Bastos, Carlindo Vieira da Rocha Sebastião Abreu Vasconcelos e Domingos da Silva Rios, para ali, se deslocaram, fixando moradia com suas famílias. Inicialmente, o povoado recebeu o nome de Meira Matos, em homenagem ao General de Brigada deste mesmo nome.

Mais tarde, por força da lei estadual do então estado de Goiás, nº 10.411, mudou-se o nome de Meira Matos para Aparecida do Rio Negro a justificativa do nome se dá em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da cidade, e ao Rio Negro, que banha a mesma.

Em 1989, foram convocadas as eleições municipais para o dia 16 de abril quando saiu vitorioso o Sr. José Eurico Costa e o Vice José Martins Barbosa, que, juntamente com a Câmara de Vereadores, instalaram o município a 1º de junho deste mesmo ano sob a jurisdição da Comarca de 3 º Entrância, Miracema do Tocantins.

Antes de complementar o seu primeiro ano de mandato, o Prefeito José Eurico Costa veio a falecer tragicamente, afogado nas águas do Rio Balsas, no dia 06-04-1990. Assumiu o Poder Executivo o Vice, José Martins Barbosa.
 
Gentílico: aparecidense

Formação Administrativa


Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Aparecida do Rio Negro, pela lei estadual nº 10411, de 30-12-1987, desmembrado de Tocantínia. Sede no atual distrito de Aparecida do Rio Negro (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário